Entenda os reajustes de aluguel
















Atualmente, os aluguéis oscilam entre 0,5 a 1% do valor do imóvel. A localização, idade e tamanho do imóvel e a situação econômica do País influenciam muito na hora de se definir um valor. O aluguel do imóvel pode ser reajustado uma vez por ano, com base no índice de inflação estabelecido no contrato de locação do imóvel, podendo ser calculado por três índices de inflação: IGP-M, IPCA ou INPC. Deles, o IGP-M é o mais utilizado.

Caso o índice utilizado para determinar o reajuste apresente queda, o valor do aluguel também deverá ser reduzido, porém algumas imobiliárias e especialistas do mercado imobiliário alegam que não existe reajuste negativo para aluguel e se o IGP-M cair, eles mantêm o valor. Esse tipo de atitude pode gerar uma distorção nos preços ao longo do tempo, portanto, o sindicato que representa o setor da habitação, orienta que as imobiliárias sempre apliquem o reajuste do IGP-M, mesmo que seja negativo.


O cálculo deve ser feito conferindo o fator de atualização do mês anterior ao aniversário da prestação multiplicado pela cotação base e acrescentar a quantia do gasto vigente. Este cálculo está disponível em Cálculo Exato...