Em que situação são usados os diferentes tipos de medida de área
















Todos os dias nos deparamos - em filmes, séries, músicas e reportagens - com padrões de medida de área e muitas vezes não sabemos exatamente qual devemos usar para cara situação. Se você fica curioso para entender o que eles significam, esse post é para você.


Lembre-se que no site do Cálculo Exato você pode fazer conversões entre as medidas de área e outras mais. A seguir, você confere as principais medidas:

Medidas Agrárias

Alqueire
O alqueire é uma medida rural de superfície, ou seja, é usada para medir grandes áreas, como florestas, plantações e propriedades agrárias em geral. No Brasil, ela varia de acordo com a região, por isso para fazer cálculos utilizando essa medida, é necessário saber em relação a qual região. Não possuir um valor exato se torna o grande problema do alqueire. Por exemplo, o alqueire paulista corresponde a 24.200 m², enquanto o alqueire baiano corresponde a 96.800 m².

Hectare (ha)
O hectare é outra medida agrária bastante utilizada e assim como alqueire, utilizada ao se tratar de uma dimensão maior. Além disso, é considerada uma medida padrão universal. Devido à variação de valores observada no alqueire, existe uma tendência de se padronizar a unidade de medida para o hectare, que se mantém fixo em todo o Brasil e no mundo.  O hectare corresponde a 10.000 m².


Medidas Geográficas

Quilômetros quadrados
A unidade de quilômetros quadrados é utilizada principalmente para áreas geográficas, por exemplo, áreas de municípios, estados e países. Essa unidade pertence ao Sistema Internacional de Unidades, já que ela se baseia no metro, medida-base do Sistema.

Milhas Quadradas
A medida de milhas quadradas segue a mesma ideia da unidade de quilômetros quadrados, porém, tem maior utilização nos Estados Unidos, no Reino Unido e também, no Canadá. Diferentemente do quiômetro quadrado, as milhas quadradas se baseiam nas milhas como unidade de medida de comprimento, sendo assim, pertencentes ao Sistema Imperial de Medidas, de origem britânica.


Áreas (imóveis)

Metro quadrado (m²)
É uma medida urbana e é a mais utilizada para medição no cotidiano. Sua principal utilização se dá frequentemente em medição de áreas de imóveis e terrenos. Unidade que pertence ao Sistema Internacional de Medidas.

Acre
É uma unidade de medida antiga usada para medir terras, terrenos. O acre não é mais utilizado na maioria dos países, porém outros, como Estados Unidos, Austrália e Índia ainda o usam. No Brasil, como em Portugal, a medida nunca foi utilizada. De fato, um acre equivale a 4.046,9m².

Pés quadrados (ft²)
A unidade de medida de pés quadrados é utilizada em áreas construídas (de prédios, casas, galpões). Essa é outra medida que também pertence ao Sistema Imperial de Medidas.


Áreas menores

Centímetros Quadrados
Para áreas menores, utiliza-se da unidade de medida de centímetros quadrados.

Polegadas Quadradas

É uma medida imperial, utilizada para calcular áreas menores.